segunda-feira, 12 de maio de 2008

Estreando.. post de primeira viagem!

Bom... chegou a hora de estrear o blog!!!
Há tempos vinha planejando escrever e agora tenho um grande motivo para isso: dentro de alguns dias estarei a bordo do navio Splendour of the Seas, como membro da tripulação. Muita gente acha isso fantástico, já ouvi de tudo desde que resolvi embarcar nesta aventura: nossa, que oportunidade! Puxa, que legal! Meu Deus.. como você conseguiu isso??!!
Caras de espanto, votos de sucesso, choros, risos... até chegar aqui não foi pouca coisa. Fazer parte de uma tripulação não é tão fácil quanto parece ( não é igual ir comprar paçoca na esquina né Edu ! ), também não é barato ( é preciso um investimento inicial... que o digam os tripulantes que ainda não tem embarque marcado) e depois de tudo isso, ainda corre-se o risco de não se adaptar ao estilo de vida a bordo, ao navio, aos chefes, aos colegas de cabine, ao balanço do mar... e há quem desista de tudo ( espero que não seja o meu caso )!!!
Mas nesse blog não quero só falar da viagem em si, e por isso estou iniciando a postagem alguns dias antes da partida. Muita gente não faz idéia do que seja fazer um cruzeiro, porque pra muita gente isso parece algo surreal, fora da sua realidade, do seu alcance, quando na verdade não é. Não precisa ser milionário, não precisa morar na praia, não precisa ir ao exterior... e acho que esse blog tem também sua função informativa, pois já li muitas histórias de pessoas que embarcaram no navio sem ter a mínima noção do que acontece dentro dele, já ouvi histórias de ex-tripulantes contando sobre seus passageiros desavisados que pagavam micos homéricos por não ler o contrato que assinam com a agência que vendeu o cruzeiro.. enfim... espero poder dar dicas interessantes para quem tem vontade ou apenas curiosidade ( pode ser que algum dia chegue sua vez de viajar de navio ).
E é claro.. quando eu estiver viajando, quero tentar ao máximo deixar minha família e amigos atualizados sobre os lugares que eu visitar, as histórias de uma crew member ( membro de tripulação ) e tudo mais de interessante que for acontecendo.. e eu sinceramente espero ter muita história pra contar e tempo pra atualizar.
Pra começar vamos lá... para onde eu vou, quando eu volto (eu volto ??), que navio e outras perguntas que já devem estar pipocando:
Cia marítima: Royal Caribbean International - é uma empresa de cruzeiros turísticos norueguesa e norte-americana, com sede na cidade de Miami nos Estados Unidos. Foi fundada em 1968 com a fusão de 3 empresas (Anders Wilhemsen & Co,I.M. Skaugen & Company e mais tarde, Gotaas Larsen) com o nome de Royal Caribbean Cruise Line, e em 1997 a companhia muda de nome para Royal Caribbean International , especificando melhor sua operação global. Também em 1997 ela adquire a Celebrity Cruises e em 2006 compra a Pullmantur Cruises além de possuir também a Island Cruises.
Navio: Splendour of the Seas - Eleito por diversas vezes pela Revista Viagem como o Melhor Navio que já esteve na costa brasileira faz atualmente roteiros no Caribe e na Europa e tem o seu retorno ao Brasil na temporada 2007/2008.Com suas paredes de vidro retráteis, o Splendour of the Seas é um navio formidável. Quando você não estiver apreciando a magnífica vista do oceano, você poderá relaxar no SPA, nadar em uma das duas piscinas ou fazer novas amizades enquanto aprecia sua bebida favorita em um de nossos oito lounges. Independentemente das condições climáticas, a diversão é garantidíssima à bordo deste magnífico transatlântico, o grandioso deck retrátil, batizado de " Cristal Canopy " atende a área das duas piscinas (interna e externa), 04 jacuzzis e o solarium. Para a criançada também não vai faltar atividade, recreação dirigida e espaço especial no Adventure Ocean.
Ficha Técnica do navio: Viagem Inaugural: 29/03/1996 - Bandeira: Noruega - Passageiros: 2.076 - Tripulantes: 720 - Toneladas: 70.000 - Comprimento: 279m -Largura: 32m - Velocidade: 24 nos ( 1 nó equivale a 1,852 m / hora ) - Cabines: 902
O navio te oferece: - Mini golf com 18 buracos - Lounges e bares temáticos - Cassino
SPA - Piscina coberta e ao ar livre – Solarium - Salões de jantar com parede de vidro
04 Jacuzzis - 04 Restaurantes.
Meu itinerário: o embarque será dia 24/05/08 em Veneza. Veneza é sempre o porto de embarque e desembarque do Splendour e os cruzeiros tem duração de 7 noites. Partindo de Veneza, vamos rumo à Dubrovnik na Croácia, depois Ephesus (Kusadasi) na Turquia, Santorini e Corfu na Grécia e retornamos a Veneza, isso tudo em 7 noites... obviamente que o navio pára, navega, pára.... enfim.... isso dura até o início de dezembro, quando o navio vai para Lisboa e então inicia-se um cruzeiro de 15 noites rumo à América do Sul, com previsão de chegada em Recife no dia 11/12/08. O navio fica na América do Sul até março e retorna para a Europa... e assim vai. Cada navio tem sua rota, e neste navio é esta rota que vou fazer. Sempre existe uma possibilidade de a cia nos trocar de navio, depende da necessidade dela (mas isto é assunto para outro post).
Minha função a bordo: Cabin Stewardess, departamento de Housekeeping... ou seja, serei camareira, responsável por uma certa seção do navio, que deve incluir algo em torno de 20 cabines de passageiros e mais alguma coisa próximo das cabines.
Agora a pergunta que não quer calar: por que eu escolhi trabalhar no navio como camareira?
Em primeiro lugar porque financeiramente vale muito a pena e não porque eu gosto de ficar balançando no navio ehehehhe. Sim, 99,99% das pessoas que embarcam como tripulante é em função dos altos salários ( em dólar e em euro, dependendo da cia ) livre de tudo, pois tripulante mora e come de graça dentro do navio.. e claro, também viaja. Não é possível conhecer todos os lugares na velocidade de um turista, mas sempre sobra umas horinhas off do trabalho e não havendo nenhum outro impedimento, a gente pode descer do navio e passear no local.
Fora a questão financeira, já comentei sobre viajar... sempre foi meu sonho! Sou formada em Turismo, então porque não unir o útil ao agradável. Sou realista em reconhecer que de outra forma eu não iria pode viajar e conhecer os lugares para onde estou indo agora. Eu trabalhava com hotelaria, pagava minhas contas e pronto... guardar dinheiro para uma viagem ao exterior estava fora dos meus planos, simplesmente porque a hotelaria em geral não valoriza ( financeiramente) os profissionais da área.. é sempre aquela mesma história: você é uma excelente funcionária, queremos você trabalhando na nossa empresa e blá blá blá... mas poxa, só podemos te pagar metade do salário!!! Cansei dessa vida.. já que é pra ser escrava branca ( porque sim, hoteleiros são escravos que só tem hora pra entrar e nunca pra sair, trabalhamos finais de semana e feriados, ouvimos desaforos de hóspedes mau educados e por ai vai... ) que seja então pra ganhar bem e curtir um pouco. E quem me conhece um pouco, sabe de mais uma dúzia de motivos eheheheh.. e nem tudo vem ao caso né! Mas com certeza são ótimas razões, e trabalhar no navio é só pra quem é especial.. no próximo post vou contar um pouco sobre como ser contratada por uma companhia e outros detalhes!!
Beijos... espero que vocês gostem do blog e deixem recados, comentários, sugestões, perguntas....

13 comentários:

Carolina Strelow disse...

Oi DQ!
Espero mesmo que você consiga atualizar o blog durante a viagem! Vou estar aqui ligada querendo saber de tudo!

E assim que tiver um tempinho vou dar uma olhada em como é a legislação trabalhista da Noruega, tá? Mas não sendo Estados Unidos creio que você já tá melhor!

Beijos querida!

Anônimo disse...

Amigaaa..... ja coloquei aqui como favoritos e estarei todo dia aqui, nem que seja para te dar um bom dia e te desejar um dia maravilhoso... estou muito feliz por vc... e o blog ta um xuxu... admiro tua coragem, dedicação e força de vontade... Vai com Deus e nos conte tudinho... não deixa nada de fora tah.... Muito sucesso... vc merece... Bjus da sua sempre amiga Andra

Anônimo disse...

Daia

Quem diria depois de tantas conversas, vc está embarcando chiq isso né!
Guria vai com fé q tudo dará certo....
Muito boa sorte...
Tras uma pedrinha da Grécia de lembrança se vc passar por lá huahuahuaahu
Deus te acompanhe!!

Beijos

Anônimo disse...

Daaaiaa
Q lindo teu bloguxo *.*
Começando por ser rosa ahueiaoao..
Bom, eu já t disse tuudo né sobre essa aventura: SHOW DE BOLA, baaita oportunidade, tem q aproveitar mesmo... me leva junto? :P
Estarei aqui torcendo e orando constantemente por vc, e aguardando a sua volta e a visitiinha prometida :D
Bjãoo

Anônimo disse...

Querida Daiane...
Você é uma menina corajosa... vai, vai mesmo... estamos aqui torcendo por vc.
Pode ter certeza que visitarei sempre seu blog (muito bom!!!!!).
MUito sucesso no seu trabalho e que Papai do Céu acompanhe vc por este "mundão".
Amamos vc menina!!!!
bjus de todos

Unknown disse...

oiiiii!
vc é muito corajosa e tenho orgulho de ser sua tia!
vamos ficar torcendo e acompanhando cada pedacinho da viajem!
bjossss

Bettina Schünke. disse...

Daiaaa, q tudoo!!!!

nossa, mto legal mesmo!!
entao só tenho a te desejar uma exelente viagem e um ótimo trabalho!!
e tenho que confessar que tenho inveja da sua coragem... hehehe
q Papai do Céu te acompanhe nessa aventura e te guarde!!!

beeeeeijooos
e
sucesso!!!

Unknown disse...

Aí amiga, parabéns e sucesso nesta nova etapa de sua vida, ah antes que eu esqueça quanto mesmo que você vai receber libvre de tudo hehehehe... bjus e boa viagem apareça quando puder, to sempre sempre em ksa ou na escola Futura...

Vivian disse...

Adorei!!!!! escrava branca è ótimo, mas claro, com um certo glamour no ar!!! kkk
boa viagem amiga!!! A Grécia é belissima e Veneza entao, ... ai ai ai

Anônimo disse...

Oi guria!!!
Fiquei sabendo da sua aventura no mar e parabenizo pela coragem. Hoje eu soube do blog e por isso tentarei estar sempre informada da sua viagem mundo a fora.
Desejo q se realize pessoalmente e profissionalmente, desejo o melhor p/ ti.
Bjinhus...

Anônimo disse...

Daiane

Que Deus te abençoe, e que Ele continue te dando toda essa coragem, estamos torcendo por você.
Que esses meses sejam inesquecíveis em sua vida.
Beijos!
Adrielli

Anônimo disse...

Ai amiga já estou com saudades, quero saber tudoooo...
Volte logo e casada de preferencia. rs rs

Te adoro

Lia maria Santana

Anônimo disse...

Divaaaaaa, sempre divania.
Que saudade de vc..
Mande noticias assim que puder..

Bjs

Lia Santana