terça-feira, 20 de maio de 2008

O que eu levo?!?!

Voltei!
Hoje vou voltar ao blog informativo sobre cruzeiros, pois sei que várias pessoas estão adorando as curiosidades (e eu fico imaginando quantas mais terei para contar na volta).
Na verdade nem tudo é curiosidade, algumas coisas seriam bem óbvias – mas fazer um cruzeiro não é algo que seja da cultura do nosso povo, diferentemente de americanos e europeus, que viajam de navio há 80 anos... e usam os navios para conhecer os locais por onde passam, diferentemente dos brasileiros – que usam o navio para ficar dentro dele mesmo, comer tudo que têm direito ( eheheheh é a mais pura verdade ), aproveitar as piscinas e seja lá o que for que o navio oferece. Não que esteja errado, afinal você está pagando e tem direito de consumir tudo o que estiver incluso.. mas, descer do navio também é interessante; pois você não viaja todo o ano para os mesmos lugares e não sabe se voltará a tal lugar para conhecer as atrações.
Então hoje vou comentar um pouco sobre...
Restaurantes a bordo: "Subimos a bordo deste navio como passageiros e desembarcamos como Cargas.” (comentário verídico de um passageiro)
Essa é a mais pura verdade, são cinco e até seis refeições diárias dependendo do navio.
Café da Manhã - Almoço - Lanche da Tarde - Jantar - Ceia da Meia-noite. Alguns navios ainda fazem churrasco durante os dias em alto mar ao lado da piscina.
Restaurante Principal (Dinning Room): No restaurarante principal é servido o café da manhã, almoço e jantar, sempre a La Carte. O Jantar sempre servido em dois turnos. Somente um turno caso o navio esteja vazio. O primeiro turno do jantar normalmente começa às 18h30 e o segundo turno normalmente começa às 20h45.
Durante o seu check-in você irá também reservar a sua mesa. Essa será sua mesa para todo o cruzeiro assim como o garçom e o seu ajudante que irão atendê-lo. Dica: Os Restaurantes gostam de criar um clima aconchegante para todos os jantares. Sempre solicitam que os passageiros tentem seguir o código de vestuário e o tema da noite. Normalmente não são permitidos shorts, bermudas e camisetas tipo regata. As portas do Restaurante (somente para jantar) se fecham 15 minutos após a abertura. Você pode solicitar a seu agente de viagens que faça a reserva do turno de jantar antes da sua viagem.
Restaurantes estilo "Buffet": Os navios normalmente tem um segundo ou até um terceiro restaurante estilo "Buffet". Esses restaurantes são muito usados para o café da manhã, almoço e lanche da tarde (principalmente se o passageiro for sair em excursão ou se está regressando, pois é bem mais rápido). O departamento de excursão trabalha em conjunto com os Restaurantes, portanto todas as vezes que retornar de sua excursão você irá encontrar um dos Restaurantes aberto. Veja sempre o seu programa diário "Horário dos Restaurantes".
Ceia da Meia-noite: A ceia da Meia-noite é servida em lugares diferentes do navio e sempre seguindo um tema:
* Buffet de Gala (normalmente na segunda noite formal e sempre no Restaurante Principal).
* Buffet Tropical, sempre na piscina.
* Buffet Chinês - Italiano - Mediterrâneo, são quase sempre servidos em um dos restaurantes estilo bufffet.
Alguns navios tambêm oferecem buffet da comida do país que se visita.
Dica: Não perca o Buffet de Gala, onde o Chef mostrará toda a sua arte da culinária.
Entretenimento: A bordo do navio você vai encontrar o "Departamento de Entretenimento", responsável pelas atividades, shows, brincadeiras e festas a bordo. Esse departamento é comandado pelo(a) diretor(a) de cruzeiro. Essa pessoa, extremamente simpática, será seu anfitrião número 1 a bordo. Estará presente todas as noites abrindo e fechando os shows, comandandando as principais festas, bingos e atividades. Juntamente com o/a Diretor(a) de Cruzeiro trabalha toda uma equipe, conhecida como "Cruise Staff". Normalmente pessoas jovens, animadas e cheias de vida que estarão sempre alegres, receptivas e comunicativas fazendo a integração dos passageiros entre eles e os tripulantes. Cada noite a bordo de um navio é especial, cada show é preparado para que você tenha uma noite memorável. Os shows acontecem também em dois turnos e após os shows começa a festa do tema da noite: noite tropical com festa na piscina, anos 50 & 60 com festa em um dos salões, formal com baile no salão principal, etc. Em seguida, é claro, a ceia da meia noite e depois a discoteca.
Durante os dias de alto-mar as atividades não param: Aula de dança - Aeróbica - Ginástica- Relaxamento - Culinária - Golf - Demonstração de dobra de guardanapos - Jogos de salão - Jogos na Piscina - Ping-pong - Demonstração de Cocktails & Esculturas em Vegetais- Lições no Cassino - Visita a Ponte de Comando - Demonstração de Massagem & Maquiagem - Leilão de quadros - Degustação de vinhos - Bingo - Gincanas.
O que levar para um cruzeiro... É claro que você irá levar biquíni e muita roupa leve, caso tenha optado por um Cruzeiro pelo Caribe ou Atlântico Sul e roupa de frio, caso seu Cruzeiro seja no Alaska, mas não é somente disso que estou falando... Em um cruzeiro existe toda a magia e o encantamento de uma viagem única, onde a sua integração com outros passageiros será inevitável. Todo navio, por menor que seja sempre oferece salões com vários ambientes e você tem que estar preparado para toda e qualquer situação que possa encontrar.
Antes de mais nada, solicite ao seu agente de viagens cópia do jornal diário de atividades do navio e cópia das noites temáticas (ex: Noites Formais, Noite Latina, Tropical, Casual, etc). Essas programações variam de navio para navio e de empresa para empresa. Se o seu agente de viagens não dispuser destas informações, solicite que ele entre em contato com a Companhia de Cruzeiro ou o seu Representante". Algumas dicas, caso você não consiga essas informações:
Vestuário: Partindo da informação de que o seu cruzeiro será em época e lugar de frio ou calor...
Em todos os cruzeiros existem uma ou duas noites formais. Normalmente na primeira noite é que você será apresentado oficialmente ao Comandante e seus oficiais. Nesta noite também, tira-se a famosa foto ao lado do Comandante, ou seja, todos se vestem da melhor maneira possível (black-tie, ternos, vestidos longos). Após a festa ou cocktail, será servido o jantar do Comandante e alguns passageiros serão convidados a sentar-se juntamente com ele e seus oficias. Após o jantar é apresentado um show, normalmente o melhor do cruzeiro e em seguida o Diretor de Cruzeiro convida todos os passageiros para a ceia da meia noite e/ou para a discoteca (dica: será também a noite que você mais irá ver oficias e tripulantes circulando entre os passageiros).
Ocorrendo uma segunda noite formal, não existem atividades especiais. Normalmente, também nesta noite, os passageiros vestem-se com o chamado "esporte fino" (é normal, porém, você encontrar passageiros vestindo trajes mais casuais, pois não se esqueça, todos estarão de férias).
Nas noites temáticas você irá ver muitos passageiros vestidos à vontade. Não se esqueça que costuma fazer frio dentro do navio, estando no Caribe ou Alaska (devido ao ar-condicionado), por isto, não é normal encontrar passageiros à noite de bermuda. Roupa branca nunca falha em um cruzeiro.
Noites Temáticas mais comuns: Carnaval, Tropical, Latina, Formal, Country, Preto & Branco e Anos 50 & 60. "Use sua criatividade para as noites temáticas".
Durante o dia - cruzeiro no verão: Bem à vontade, com direito a sandálias, chinelos, bermudas, biquínis, camisetas e conjuntinhos. Alaska, Finlândia e Países Bálticos: faz frio, mesmo que o cruzeiro seja no verão.
Durante o dia - cruzeiro no inverno: Roupa de frio, "óbvio não é ?!", contudo sempre bem a vontade: jeans, jaquetas, pullovers, etc. Todas as lojas em navios vendem roupas de frio com estampas do navio, principalmente se o cruzeiro for no inverno. Caribe, Bahamas, Golfo do México, Canal do Panamá, Nordeste Brasileiro e Pacífico Sul, normalmente fará calor no inverno, porém vale a pena levar um pullover ou uma blusa de manga comprida.
Durante o dia - cruzeiro na primavera/outono: Esta é a época mais complicada para se fazer um cruzeiro com referência a vestuário: frio pela manhã, calor à tarde e muito frio à noite. Mediterrâneo (entre Gibraltar e Sicília), Ilhas Canárias - Costa da África (entre Cidade do Cabo e Marrocos), USA (entre Carolina do Norte e Montreal no Canadá), Oriente (do Japão a Singapura), América do Sul "Atlântico" (de Buenos Aires a Porto Seguro), América do Sul "Pacífico" (de Terra do Fogo ao Chile).
Partida de um Porto: Todo navio faz uma festa no deck, ao lado da piscina, na hora da partida de um porto. Costuma-se ventar e esfriar um pouco, mesmo que seja em regiões quentes, como, Caribe, Flórida ou Nordeste Brasileiro.
Aproveite as tardes de primavera e outono, deitado em uma das espreguiçadeiras nos decks de fora, com um bom livro ou quem sabe.... Uma boa companhia!
Itens: Tomadas 110v/220v: Em alguns navios você não encontrará tomadas 110v na sua cabine, somente 220v. A maioria das Companhias fornece esse tipo de informação no brochure do navio (solicite ao seu agente de viagem).
Aparelho elétrico de barbear: Normalmente, nos banheiros existe somente uma tomada 110v para ser usada exclusivamente por aparelhos elétricos de barbear.
Ferros de Passar-roupa: Por questões de segurança é proibido, por leis internacionais, o uso de ferros de passar roupa nas cabines (perigo de incêndio). Qualquer roupa a ser passada/lavada deve ser entregue a lavanderia através do seu camareiro. Este serviço não costuma ser caro. O fato de que, em alguns navios a maioria das tomadas nas cabines são 220v, já obriga os passageiros a não usar nenhum aparelho elétrico.
Tomadas elétricas, adaptadores e conexões: As poucas tomadas que você encontrará poderão ser em estilo europeu "três retas". A maioria dos navios vende a bordo, nas lojas do navio, conexões/adaptadores do estilo Europeu para o Americano. Em alguns navios, você também encontrará na Recepção para empréstimos, porém o melhor a fazer, é levar com você dois adaptadores (um do estilo Europeu para o Americano e um de retas para redondo).
Carregadores de Celulares: Caso sua cabine não tenha tomada 110v e você não tenha o adaptador, irá encontrar na Recepção tomadas 110v para o carregador de seu celular. Você deixa na recepção o seu telefone e o seu carregador e depois volta para buscar (não se esqueça de levar o seu carregador). Você pode até não acreditar, mas muitos passageiros se esquecem de levar o carregador".
Notebook & Impressora: Se você pretende levar o seu notebook e/ou impressora para trabalhar, está indo para o lugar errado. De qualquer forma, solicite a Recepção e eles emprestarão adpatadores e conexões para a sua tomada.
Internet: O melhor mesmo é procurar um cyber-café nos portos de chamada, pois dentro do navio este serviço costuma ser caríssimo.
Despertador: Todo navio possui serviço de despertador (wake-up call). Basta ligar para a recepção e solicitar. Alguns navios oferecem esse serviço automaticamente através do aparelho de telefone na sua cabine.
Medicamentos: Na recepção você irá encontrar aspirinas e remédios para enjôo. As enfermarias a bordo de navios normalmente são muito boas, com capacidade de se realizar pequenas cirurgias. De qualquer forma, se você estiver usando algum remédio com prescrição, leve-o, pois talvez não irá encontrá-lo a bordo. Vale a pena lembrar que os navios usam a tabela de preços da associação americana de medicina, uma consulta vale por volta de 60 dólares e se for fora do horário normal de atendimento tem um acréscimo de 30 a 40 dólares.
Todas as mulheres que embarcam em um navio tem a mesma pergunta: Como vou fazer para secar ou fazer escova no meu cabelo?
Simples? Nem tanto... Em quase todos os navios, você vai encontrar um secador de cabelos no seu banheiro ou à disposição na recepção, porém muitas vezes esses aparelhos são fracos. Nesse caso, solicite ao seu camareiro ou a recepção um transformador de 220 para 100v, para que possa secar o seu cabelo. Os navios não anunciam esse serviço por pouca disponibilidade, pelo fator segurança e também para aumentar os negócios no salão de beleza a bordo do navio, que claro, oferece esse serviço. Vale lembrar que os funcionários do salão de beleza trabalham com um pequeno salário e ganham na gorjeta ou comissão.
Depois me conte, caso consiga levar tudo que irá precisar rs.....
Beijos!!

3 comentários:

Rahel Lehenbauer disse...

Nossa! Agora que me dei conta que você tem um blog!
E com bilhões de dicas!

Quando eu fizer uma viagem assim eu não vou descer... rs

... só pra não pensarem que sou americano.

Vivian disse...

Dai, com certeza, se vc continuar trabalhando em navio, vai passar por aqui. Todo sábado aportam 2 navios bem pertinho da minha casa, e se não entendi mal, eles abrem o convés pra visitação das pessoas. O navio aporta no sábado e vai embora no domingo. Não sei qual é a rota deles, mas sei que daqui partem cruzeiros para o Alaska. Se vc sair da Europa e vier pra América do Norte, vai amar passear por Vancouver.
bjos

Leti Schünke disse...

quero ser a massoterapeuta =P