quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ta chegando....

Aa pensaram que eu tinha desistido do blog né! Também, praticamente uma semana sem postar. É que estivemos fora no feriadão, sem acesso à net.. e na volta tinha várias coisas que precisei fazer, uns contratempozinhos que aconteceram...
Hoje começo a arrumar as malas. Vou fazer umas últimas comprinhas que faltam, preciso levar umas coisinhas que não posso ficar sem no navio, e que também não dá pra arriscar comprar por lá; por exemplo os remédios. Uma porque não sei se terei tempo pra isso no início, e outra porque não sei se vou achar os mesmos que estou acostumada.
Hoje vou comentar um pouco sobre a segurança a bordo.
Os navios hoje seguem leis internacionais sobre segurança a bordo, com normas e leis rígidas, tornando os cruzeiros extremamente seguros e prazeiros, sem aquelas preocupações estilo "Titanic". Segurança em alto-mar é responsabilidade tanto da tripulação quanto dos passageiros, portanto é aconselhável a sua familiarização com as normas de segurança e procedimentos em caso de emergência.
No seu primeiro ou segundo dia de cruzeiro, você terá um exercício de emergência obrigatório para todos os passageiros, assim como durante o seu cruzeiro você irá ver um exercício obrigatório somente para tripulantes que é realizado uma vez por semana (os tripulantes também praticam exercícios de emergência individuais durante todo o tempo).
Normas adicionais podem variar de companhia para companhia, mais todas seguem um regulamento padrão, ditado pela:
SOLAS - Safety of life at Sea "Salvaguarda da vida humana sobre o mar"
Procedimento Padrão "Internacional SOLAS":
Sinal de emergência: sete apitos curtos e um longo
. . . . . . . _____
Sinal de abondono do navio: um apito longo
_______
Tocado tanto no apito do navio quanto no sistema de alto-falantes,
seguido de anúncios no sistema interno de alto-falantes. Após o sinal de emergência você devera proceder a sua cabine, pegar medicamentos "caso esteja usando algum", vestir roupas quentes, sapatos (lembre-se que um navio é de aço e concreto, no caso de incêndio você não conseguira caminhar) colocar o seu colete salva vidas e se dirigir a sua Muster Station "Estação de Emergência".
O número da sua estação de emergência estará atrás da porta da sua cabine juntamente com um mapa de acesso e também estará na parte dianteira do seu colete salva-vidas. Caso você não possa chegar a sua cabine, dirija-se imediatamente a sua estação de emergência e lá um colete irá lhe ser entregue por um dos tripulantes.
No caso de uma emergência, a parte mais difícil é manter a calma, porem, se você conseguir chegar na sua estação de emergência a salvo, a tripulação irá tomar conta de você. Eles são treinados para isso e lá estarão esperando por você. Na sua estação de emergência você terá todas as informações necessárias. Os navios hoje dispõe de barcos salva-vidas e balsas suficientes para todos os passageiros e tripulantes, assim como um número muito superior de coletes salva-vidas do que seriam necessários.
"Dica 1": A descrição acima será exatamente o que você irá fazer durante o seu treinamento de emergência.
"Dica 2": Confie na Tripulação. O melhor barco salva-vidas é o próprio navio e somente o Capitão tem autorização para dar a ordem de abondono.
"Dica 3": Lembre-se que o navio estará em movimento (por maior que seja), portanto segure nos corrimões sempre que subir e descer escadas, principalmente nos decks do lado de fora. Escada de navio se desce um pouco de lado para se manter o equilíbrio. Cuidado com portas de banheiro pois elas se fecham sozinhas dependendo do movimento do navio.
Nunca, jamais, jogue um cigarro aceso para fora do navio, ele pode voltar com o vento, atingir um deck inferior e começar um incêndio.
Vou colocar aqui também alguns termos e nomes comuns que um passageiro irá ouvir durante o tempo em que estiver a bordo:
Gangway - Porta de Entrada / Rampa de Acesso ao navio
Pursers Office - Recepção, escritório da parte de hotelaria e documentação do navio
Purser's Square - Praça onde se localiza a recepção
Bridge - Ponte de Comando
Shore Excursion Office - Escritório do departamento de excursões em terra
Gift Shop - Loja do navio
Dinning Room - Restaurante
Cabin Steward - Camareiro
Cashless System - Sistema de crédito a bordo
Final Statment / Invoice - Fatura final dos seus gastos a bordo
Deck - Andares
Aft - Parte de trás do navio
Midship - Parte do meio do navio
Forward - Parte dianteira do navio
Muster Station - Estação de Emergência
Embarkation Station - Estação de embarque "Abondono do navio"
Life Jacket - Colete Salva-vida
Life Boat - Bote Salva-Vida
Portside - O seu lado esquerdo, olhando para a frente do navio
Starboardside - O seu lado direito, olhando para a frente do navio
Tender - Serviço de transporte até a terra através de lanchas do navio ou terceirizadas
Lounge - Salas, Salões
Bom gente, é isso. Super beijo a todos!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dai...
Passei por aqui p/ saberes q estou acompanhando o teu diário... nossa, muito legal as informações q tu estás postando... temos planos de um dia fazer um cruzeiro e com certeza as dicas q colocas no blog ajudarão bastante este processo... quem sabe um dia.
Bjinhus e fica com Jesus.
Andreza

Vivian disse...

amiga, tenho certeza de que vc já deve estar com friozinho na barriga rs
Sobre os remédios, eu trouxe uma verdadeira farmácia. Pq não sabia como seriam as coisas por aqui. Mas tem farmácia em toda esquina e os remédios de uso comum no nosso dia a dia estão na prateleira, nem precisamos pedir ajuda ao farmacèutico, vc pega à vontade o que quiser. Menos mal assim né.
bjos