terça-feira, 13 de maio de 2008

Remarcando o embarque

To de volta... recebi tantos comentários queridos que já queria ter postado de novo ontem ehehehehe... mas to tentando controlar a ansiedade. Não posso deixar de mandar beijos pra vocês que comentaram: amo todos vocês e é pra vocês que esse blog existe!!!
Hoje recebi uma notícia chata... mudaram minha data de embarque para 07 de junho.. são 15 dias a mais de espera; mas minha querida amiga Flávia ( ex-tripulante da Island Cruises e que agora vai para a Royal junto comigo) me ajudou a superar.. tem gente em situação pior como já comentei ontem: sem data de embarque, sem previsão de nada!
Hoje vim falar um pouco sobre como ser selecionado (a) para uma cia marítima. Se você tem interesse, a primeira coisa a fazer é ler sobre o assunto. Fazer contato com pessoas que você conheça, ou que alguém conheça ( o filho da vizinha da sua prima.. sei la.. ) que já tenha trabalhado a bordo. Isso porque esta pessoa além de te falar a total realidade de ser tripulante, vai poder te indicar uma agência séria que faça recrutamento para as cias marítimas. Normalmente os sites das próprias companhias de cruzeiro informam o endereço eletrônico de seus agentes oficiais no mundo (esses agentes são conhecidos e chamados de "hiring partners"). Esse é o início do processo: você envia seu curriculum para a agência. Se a agência te selecionar, você vai passar por várias outras fases, que incluem entrevista pessoal, entrevista em inglês, testes psicológicos, exames médicos... e dependendo da companhia, até provas sobre a própria companhia. O requisito principal além do idioma inglês é a experiência em terra na função para a qual você está pleiteando uma vaga: cozinheiro, padeiro, garçom, bar, músico, hotelaria, turismo, recreação, técnico de som, luz, DJ, etc. Aí vocês me pergutam: mas você tem experiência como camareira? Tecnicamente falando, nunca fui contratada em lugar algum como camareira... mas além da formação na área, já trabalhei com governanta em hotéis, supervisora operacional, etc.. e pra isso o mínimo necessário é que a gente saiba fazer o serviço da camareira, pra poder ensinar, treinar e cobrar o serviço das funcionárias novas (e principalmente das antigas ) e tantos outros detalhes que compõe o trabalho de uma governanta. É preciso muita determinação, força de vontade e principalmente paciência.
Continuando, vale a pena lembrar que nenhuma companhia de cruzeiro contrata ninguém para cargos de gerência em qualquer área no primeiro contrato, por melhor que seja o seu currículo ou mesmo que você fale fluentemente 10 idiomas (sim, as pessoas que falam mais idiomas são as preferidas). Toda e qualquer contratação de uma pessoa que nunca trabalhou em navios será sempre com o chamado "entry level" ou nível de entrada, o que significa ajudante, assistente, etc. e você terá que ter as promoções por mérito e tempo de trabalho.
As vagas existem e as companhias de cruzeiro precisam sempre de mão de obra nova, pois de cada cinco pessoas contratadas no mundo, uma não termina o contrato, uma não retorna para um segundo contrato e uma irá realizar no máximo 3 contratos de 6 ou 9 meses (dependendo da função), ou seja, a rotatividade e necessidade de mão de obra nova é enorme.
A vida abordo é dura por vários motivos (viver confinado em grupo por um longo período é somente um dos exemplos), porém extremamente digna e divertida "muito mais do que milhões de empregos em terra", com excelente compensação financeira, sem custo de moradia, alimentação e saúde. Para quem gosta de aventuras, tem atitudes de um profissional (a atitude de estar disposta a aprender é muito mais importante do que a experiência profissional da sua área) quer ver um exemplo: Em uma entrevista nunca pergunte qual o itinerário o navio vai fazer. Você é um profissional, não importa para onde o navio vai. Se você sabe viver em grupo, aceita respeitar uma estrutura de comando, cumprir ordens, está disposta a ganhar bem, ver o mundo, aprender e trabalhar com pessoas do mundo inteiro "literalmente", então vá a luta, porque as vagas existem 365 dias por ano. E acredite.... os navios somente navegam em lugares maravilhosos do mundo.
Falando da minha contratação em particular: desde o ano passado eu já vinha pesquisando sobre navios e conversando com amigos que já tinham ido, e outros amigos meus sempre falando de seus amigos que já tinham ido e que tudo era muito bom, que eu não devia perder a chance... bom, no ano passado mesmo fui assistir uma “palestra” em uma “hiring partner”. Não gostei muito do que vi e ouvi.. mas a idéia ainda me interessava e muito; mas como eu ainda não tinha terminado minha pós e tinha também outras coisas em mente, resolvi deixar em stand by. Em março deste ano, estava trabalhando num hotel em Floripa e a coisa não foi bem do jeito que eu esperava... não pensei 2 vezes. Pesquisei uma nova agência, mandei CV, fui selecionada e na outra semana já estava participando da primeira fase da seleção. Foram alguns testes psicológicos e entrevista em inglês... aguardei junto com o pessoal que também estava lá pois o resultado só sairia no final da tarde... passei! No outro dia já tínhamos curso sobre a vida a bordo e também ficamos sabendo para qual cia marítima cada um tinha sido selecionado. Isso varia em função do nível de inglês, perfil da pessoa, etc.
Depois disso foi aguardar alguns dias para saber o dia da entrevista final com a cia marítima... e depois aguardar por 2 longos dias a resposta da cia!!
Passei – claro, senão não estaria aqui eheheheh.... após isso tudo, é necessário providenciar exames médicos, passaporte ( se você ainda não tiver ), visto... são vários detalhes e aí é que entra a importância de sua hiring partner ser bem organizada, pois ela vai te orientar nisso tudo, de forma que você tenha transtornos menores para providenciar tudo.. e gastos menores também.
Ontem falei sobre o investimento inicial para ser tripulante: tudo começa com você tendo que viajar para a primeira entrevista, a menos que você more em Santos, Curitiba ou outra cidade em que sua agência fique localizada.. ou para a cidade onde sua agência vá para fazer um recrutamento diferenciado. E aí virão outras viagens.. para tirar visto, para entrevista com a cia.. viagens, hotel, alimentação, exames ( principalmente se você não tiver plano de saúde), tudo isso envolve um gasto considerável. Mas quando dá tudo certo e você finalmente embarca.. vale a pena!!!
Ta ficando grande o post... por hoje chega. Muitos beijos pra todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi amiga!

Dá vontade de fazer um abaixo assinado pra vc não ficar longe da gente...

Mas isso é muito egoísmo meu, então, vou torcer pelo contrário, que você vá e aproveite muuuuuuuito essa viagem, pra crescer, conhecer e (queria achar um verbo pra rimar...) satisfazer a curiosidade de ver esse mundão lindo de Deus.

Vai com Deus, gosto muito de ti e sei que Ele te cuidará em todos os momentos.

Beijão,

Carlise

andreza disse...

Já é a terceira vez q tento colocar um comentário, mas vou tentar novamente.

Olá menininha!!!
Qdo soube da sua aventura achei o maior barato, adorei a tua coragem em encarar este novo universo de oportunidade. Parabéns...
Lembrei de alguém q deveria fazer o mesmo, qdo vi q quem postou antes de mim, era ela, hehehe.
Desejo o melhor p/ ti, desejo q se realize como pessoa e profissionalmente.
Bjinhus...
Andreza